Dicas sobre como impedir que seus gatos briguem

 


Se seus gatos não estão se dando bem, isso pode ser extremamente estressante para você e para eles. A última coisa que você deseja é que sua família felina brigue e machuque constantemente uns aos outros, porém, existem medidas que você pode seguir que o ajudarão a controlar a situação e a ensinar seus bichanos a se darem bem, ou a impedir que eles briguem e pelo menos passem a tolerar um ao outro na mesma casa.

 

Razões pelas quais os gatos podem não se dar bem

 

Assim como as pessoas, os gatos às vezes não gostam uns dos outros, e há muitos motivos pelos quais isso pode acontecer. Na grande maioria das vezes, a culpa é da subsocialização. Isso significa que um gatinho não teve interação divertida e segura o suficiente com outros animais. Por exemplo, se você adotou seu amigo de estimação quando ele era filhote e ele cresceu sendo o único animal na casa, ele provavelmente não ficará feliz quando você apresentar um novo gato à família. Comportamentos negativos podem ocorrer por se sentir desconfortável com a mudança em sua rotina, ou ele pode simplesmente não ter as habilidades sociais necessárias para que os felinos se fiquem bem.


 

Outro grande problema é o território. Introduzir um novo gato em uma casa onde outro gatinho já havia estabelecido seu território pode deixar o felino residente irritado e chateado.

E ainda outra causa para brigas ente os gatos, pode ser o conflito de personalidades. Alguns gatinhos podem não gostar uns dos outros porque têm personalidades opostas. Um gato mais velho pode não ficar feliz com um gatinho indisciplinado e incomodando-o para brincar.

Mas mesmo os gatos que antes se davam bem podem acabar infelizes um com o outro. Isso pode acontecer se um gato associar uma experiência desagradável ou assustadora ao outro gato. Ou pode ser simplesmente o resultado de mudanças de atitudes à medida que os gatos amadurecem.

 

Formas esperadas de agressão

 

Existem alguns casos em que a agressão entre gatos pode ser esperada. Por exemplo, uma mãe gata pode ser agressiva com outro felino para proteger seus gatinhos. Essa agressão deve desaparecer assim que seus filhotes forem desmamados, especialmente se ela era uma gatinha amigável antes de ter sua ninhada.



Uma agressividade lúdica também pode ser esperada, especialmente entre gatinhos e jovens. À medida que crescem, os gatos brincam de uma maneira que imita uma caçada, por isso muitas vezes se aproximam sorrateiramente, perseguem uns aos outros e até chutam, golpeiam, atacam, mordem e arranham uns aos outros. Se eles estiverem brincando, você provavelmente notará que eles trocam de papéis quando se trata de fingir ser o predador e a presa.

Impedir os gatos de brigar

 

Para ajudar seus animais de estimação a se darem bem, tente identificar a causa dos conflitos prestando atenção quando eles brigam. Isso o ajudará a encontrar as melhores soluções para solucionar o problema.

 

Você também pode seguir os seguintes passos:


Como os gatos não resolvem os problemas brigando, interrompa-os quando eles estão atacando um ao outro batendo palmas, borrifando-os com água ou repreendendo-os verbalmente.

Tenha todos os seus animais esterilizados/castrados.


Para diminuir a competição que eles podem sentir entre si, dê a cada gato suas próprias tigelas de comida e água, camas, brinquedos, caixas sanitárias, etc. espaço, tudo separado. Também forneça a eles esconderijos e poleiros adicionais.

Talvez você tenha que colocar seus gatos em quartos separados até que eles se acostumem com o cheiro um do outro, caso eles se dessem bem, mas não se dão mais.

Dê tempo aos gatos agressivos para se acalmarem. Recompense o comportamento desejável com guloseimas e elogios, especialmente quando seus gatos estão se dando muito bem.

Para reduzir a tensão, produtos com feromônios felinos podem ajudar.

Dê a cada gato a mesma atenção para não negligenciar um em detrimento do outro. Mas, se um gato tem muita energia que gasta no outro gato, dê-lhe algum tempo extra para brincar para redirecionar essa energia de uma forma positiva.

 

Lembre-se: Em caso de dúvida, pergunte ao seu veterinário

 

Se você não consegue impedir que seus gatos parem de brigar, peça conselhos ao seu veterinário ou a um especialista em comportamento felino. Além disso, esteja ciente de que você deve consultar o seu veterinário se notar quaisquer mudanças físicas ou comportamentais repentinas em seu animal de estimação, pois podem ser sintomas de uma doença subjacente que precisa ser tratada.

Nenhum comentário